16º Encontro “OS 3 PRIMEIROS MANDAMENTOS:
NOSSAS OBRIGAÇÕES PARA COM DEUS”
O 1º Mandamento e a desordem dos bens
Quando subiu o Monte Sinai, Moisés recebeu de Deus os 10 Dez Mandamentos. Na primeira tábua, ficaram gravados os três primeiros Mandamentos que se referem a Deus. “Amar a Deus sobre todas as coisas”; “Não tomar seu santo nome em vão”; e “Guardar domingos e festas”. Na outra tábua, ficaram os outros sete Mandamentos, que se referem ao próximo.
Essas duas categorias de Mandamentos, a respeito de Deus e a respeito do próximo, foram resumidos por Cristo na seguinte fórmula: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
1º Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti qualquer ídolo ou figura do que exista em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem os servirás, pois Eu Sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por milhares de gerações, para com os que me amam e guardam os meus mandamentos” (Ex 20, 1-6).
A formulação que nos é mais familiar de Cristo, Ao invés da proibição: “Não terás outros deuses”, Ele instituiu este paternal conselho: “Amar a Deus sobre todas as coisas”.
Deus está acima das criaturas.
Imagine um homem casado que guarda toda a sua fortuna em casa. Entra um assaltante, encosta uma arma na cabeça da mulher e promete matá-la caso o sujeito não lhe entregue toda a sua riqueza. Ora, se o marido autorizar o assassinato jurando que não vai entregar o dinheiro, evidentemente ele cometeu um pecado, porque colocou um bem menor, o dinheiro, acima de um bem maior, a vida da esposa.
O interessante disso é que não cometemos pecados desejando algo que é mau. É impossível fazermos uma coisa por mal, pois nossa vontade sempre se inclina para o bem.
Satanás sugere que não sirvamos a Deus, mas a ele próprio, crendo-se maior que o Criador. É o pecado da soberba.
Quando uma pessoa casada trai seu cônjuge, coloca o prazer acima da família, que é um bem mais importante.
A raiz de todos os males está no descumprir o Primeiro Mandamento: “Não terás outros deuses”, ou: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Todo pecado, de algum modo, termina por colocar um bem menor acima do Sumo Bem, que é Deus.
O lugar de Deus em nossas vidas precisa ser o primeiro.