Boas-vindas!
Olá! Nós agradecemos sua visita. Por favor, sinta-se livre para explorar nosso blog!
Internet Explorer
O Internet Explorer não é mais suportado. Por favor, atualize para um navegador mais moderno.

JESUS MOSTRA O REINO DE DEUS POR MEIO DE PARÁBOLAS
Iniciado por Marta Villela

JESUS MOSTRA O REINO DE DEUS POR MEIO DE PARÁBOLAS

Os Evangelhos relatam 44 parábolas apresentadas por Jesus. Lucas mostra 31; Mateus, 22; Marcos, 6; e João, apenas 2. Jesus ensinou várias verdades por meio de parábolas, para facilitar o entendimento daqueles que o ouviam. As parábolas que Jesus contava eram sempre tiradas do contexto cultural e social em que ele vivia, contadas com o propósito de transmitir verda­des espirituais.

O ponto central das parábolas é o Reino de Deus. Jesus revelava suas mensagens em todos os âmbitos sociais. Ele conhecia as mais diversas realidades culturais e sabia dos anseios da população.

Em diversas parábolas, como a do trigo e o joio e do grão de mostarda, Jesus fala do Reino. Em todas elas, deixa transparecer que o Reino acontece quando a humanidade passa pela vida em plenitude, sonhada por Deus.

A parábola do joio no meio do trigo mostra que a sociedade é campo de semeaduras diferentes e contrastantes. O semeador cumpre o dever de semear boa semente; é o discípulo de Jesus que continua firme na prática da justiça. Contudo, no meio do terreno, cresce também o joio, que é a injustiça. A pequenez da semente de mostarda contrasta com a dimensão dos campos em que é cultivada, mas contém potencial de vida, como as sementes da justiça que faz surgir o Reino.

Qual a importância das parábolas, para compreender a mensagem de Cristo? Como podemos utilizar de seus conteúdos para nos motivar a sermos melhores?

 

Perceba!

É preciso entrar no Reino, isto é, tornar-se discípulos de Cristo para "conhecer os mistérios do Reino dos Céus" (Mt 13,11). Para os que ficam "de fora" (Mc 4,11), tudo permanece enigmático.

 

Escutar - O que o texto está dizendo?

Ler Mt 13,24-32; Mt 13, 33; Mt 13, 45-46.

O texto do joio e do trigo lembra a importância de espalhar e cultivar o bem, a boa semente, apesar do inimigo que sempre planta o mal, nesta parábola simbolizado pelo joio. A partir do texto, meu novo olhar coincide com a atitude de Jesus de espalhar o bem em todos os ambientes onde me encontro?

Na prática veja a diferença do joio e do trigo. Enquanto estão pequenos são iguais, mas o trigo dá a semente que produz o bom alimento. Veja o vídeo a seguir:

https://youtu.be/dTvpjuCv0Tg

https://www.facebook.com/watch/?v=3052244638228473

Senhor Jesus, somente tu és Palavra eterna do Pai. Passa pelo mar revolto da mi­nha vida, da minha casa, da minha família, da minha escola. Toca meu coração, tantas vezes insensível aos teus apelos de despojamento, de seguimento e de mudança de vida. Ensina-me a ser mais obediente a tua palavra, que opera milagres, que opera transformações. Ajuda-me a sair do desânimo, do cansaço, do tédio, da mesmice. Dá-me o dom da criatividade, da ousadia, da coragem, da luta e da capacidade de enfrentar as adversidades da vida, para que eu me tome semeador da tua palavra. Amém!