Boas-vindas!
Olá! Nós agradecemos sua visita. Por favor, sinta-se livre para explorar nosso blog!
Internet Explorer
O Internet Explorer não é mais suportado. Por favor, atualize para um navegador mais moderno.

JESUS DIZ: EU SOU O BOM PASTOR
Iniciado por Marta Villela

JESUS DIZ: EU SOU O BOM PASTOR

 

Objetivo: identificar Jesus como o bom pastor que nos acolhe e nos conduz.

O pastor é uma realidade natural para o povo a quem Jesus falava que perdurou por séculos até bem pouco tempo atrás, com a transformação da economia Rural em industrial.

Ele cuidava das ovelhas e as guardava do perigo; as levava a pastagem e, deixando seguras todas as outras, saía à procura da que se extraviou. Ele cuidava de suas feridas e a levava novamente ao convívio das demais.

Leitura:  Jo 10, 1-6:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no apris¬co das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2.Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. 4.Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhe¬cem a voz. 5.Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” 6.Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar. 7.Jesus tornou a dizer-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8.Todos quantos vieram [antes de mim] foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.* 9.Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.*”

 

Na parábola do Bom Pastor Jesus se compara a um pastor e nós somos comparados às ovelhas. Ele diz: eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e as ovelhas me conhecem.

Na imagem do pastor Deus se mostra como Deus é na sua relação com as pessoas: cuida com carinho e ternura de todos. Deus se preocupa com todas as pessoas.

É o Pastor que vai ao encontro dos anseios de suas ovelhas.

Jesus dá sua vida a todos que aceitam sua proposta.

Aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre a porta para ele, ele entra, as ovelhas ouvem sua voz e o seguem. Depois de fazer sair todas as ovelhas, ele caminha na frente delas, e as ovelhas o seguem, por conhecem sua voz.

Por amor Jesus dá sua vida pelas suas ovelhas, em morte sacrificial, permanecendo na Eucaristia.

Somos ovelhas de um mesmo rebanho, cujo pastor é Cristo.

Lembramos ainda da Palavra de João 10:16

“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.”